quarta-feira, 19 de outubro de 2011

perfil Prof. Edilson Justino - Matemática

  Tive pais que, embora não tivessem acesso aos estudos, incentivaram-me e deram-me apoio durante todos os anos de ensino fundamental e médio e receberam com carinho os colegas da Faculdade, para que pudessem ensinar-me e dirimir as dúvidas e dificuldades. Optei pela disciplina de matemática também incentivado por uma ex-namorada que se tornou noiva, ao longo de cinco anos e que era muito competente e já se dedicara antes aos estudos de matemática e estava portanto concluindo o curso. Com sua ajuda, fiz os trabalhos, estudamos longas horas nas madrugadas, aos sábados, domingos e feriados, ainda que encontrando as maiores adversidades, até a conclusão triunfante. Caminhei anos a fio, longas distâncias  com sapatos furados, ou esgarçados, calças remendadas, camisas e blusas puídas, sem dinheiro para o lanche ou para o jantar, indo do trabalho para a Escola. Chegava em casa à meia noite para tomar banho e jantar e levantava às 5h:00 hs para trabalhar e voltava a caminhar quilômetros a pé.
   Hoje, meu sonho é a realização do meu filho na área profissional e a projeção de meus alunos no mercado de trabalho, proporcionando-lhes uma vida social mais justa, humana e confortável. Minha alegria maior é o sucesso dos estudantes pelos quais luto e incentivo. Estudo muito diariamente para me atualizar e dedico 90% da minha vida ao lado profissional e humano. E Deus me acompanha.

Perfil professora Jéssica - Matemática

Olá!!!
Me formei em Licenciatura plena em matemática com enfase em informática na Universidade Paulista, em 2006. Atualmente, estou cursando pós-graduação em Educação Matemática na Unisanta. Leciono desde 2006 as disciplinas de matemática e física. Adoro minha profissão, minha disciplina e meus alunos, sou totalmente a favor da educação com amor, pois o amor deve fazer parte de todos os ensinamentos.

bjossss


"Bons professores falam com a voz, professores fascinantes falam com os olhos. Bons professores são didáticos , professores fascinantes vão além...Possuem sensibilidade para falar ao coração dos seus alunos".
( Augusto Cury)

PERFIL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA - ELTON

               A minha formação acadêmica iniciou na Faculdade DonDomênico,  no curso de Estudos Sociais com habilitação em História, em 1997, após fui fazer licenciatura plena em Filosofia e que conclui em 2010. Ao  fazer  o  curso   de  História,  tive  o  objetivo  de  ampliar meus conhecimentos e segui para o curso de licenciatura em Filosofia, por achar que o curso me levaria a outros caminhos na prática pedagógica. Nesta disciplina  o  que  tem  de  mais  importante  é  a  ampliação do nosso  raciocínio, todos nós pensamos, mas pensamos  de  forma  correta,  é  nisto  em  que  a  Filosofia  tem  de  especial  ela  não  fica  limitada  a um determinado  conhecimento,  ela  vai  além.   Atualmente  temos uma carência nesse sentido em relação aos nossos jovens, eles são abertos a uma grande quantidade de informação, o que muitas vezes não condiz com a  relação  entre  quantidade  e  qualidade,  e  os  levam  a  terem uma visão unilateral de determinados  assuntos.  Temos um grave problema diante dos assuntos da atualidade e não possuímos uma educação  que os façam enxergar o que geralmente esta escondido, e é nesse sentido que a Filosofia tem de melhor:  fazer  com  que eles  reflitam  sobre  esses  assuntos  para que enxerguem a realidade e que possam chegar a autonomia, e assim consigam exercer sua liberdade de forma correta, construindo um mundo melhor para eles e para todos.

Perfil da professora Alexandra - Português

    Conclui o Magistério em 1992, estou na área da educação há 19 anos. Formanda em Letras pela UNISANTOS desde 2003. Trabalhei com alunos de várias faixas etárias, desde a educação infantil, ensino fundamental e médio, suplência. Minha grande conquista foi me dedicar à alfabetização de crianças,  algo que faço com muito carinho.
    Fiz pós- graduação em Psicopedagogia e atualmente, atuo como psicopedagoga na rede municipal de São Vicente . Após efetivação através  do concurso para Professor de Português na rede pública estadual, trabalhei com muito esforço durante 5 anos em São Paulo, cumprindo a tarefa árdua que é o trajeto de ir  a São Paulo e retornar a Baixada Santista. Esse ano consegui remoção próximo a minha residência, atuando na equipe de professores dessa escola que luta com muita dedicação e esforço para melhorar a qualidade de estudo  de nossos alunos. 
    A educação é a semente para uma vida saudável , por isso, tenho em minha prática a preocupação de resgatar a autoestima , cultivar respeito e  dedicação aos alunos, pois serão eles os adultos do futuro, responsáveis pela transformação social. Sempre tenho em mente que "Pais que valorizam o conhecimento na vida de seus filhos tendem a ter filhos que entendem que a escola é muito importante na vida deles , maiores oportunidades e mais preparados para um futuro melhor."
           Sinto-me feliz quando tenho a presença dedicada da família na escola e na vida escolar de nossos alunos. Acredito que a união entre a escola e a comunidade é capaz de criar um ambiente prazeroso e tranquilo para os estudos. Esse é o melhor caminho para melhorar a Educação e tenho a esperança que isso deva se tornar realidade.

perfil da professora Cida - Biologia

          Formada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Pedagogia, professora efetiva na rede estadual em Biologia e professora efetiva de Ciências na rede municipal de São Vicente, atuando na educação há 22 anos.
          Gosto de ler, de crianças, de caminhar na praia, de passear com o meu cachorro, de estar com a família e os amigos e dançar.
         
" A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas difíceis de escravizar "
                                                                                           ( Henry Peter )
         

PERFIL - PROF. PAULO - SOCIOLOGIA

Sou professor há 16 anos da rede estadual de ensino e atualmente leciono em duas escolas dessa mesma rede. Sou formado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André no ABC Paulista e em Geografia, pela Universidade São Marcos, no Bairro do Ipiranga, na capital. Possuo uma Pós-graduação em Gestão e Administração Escolar.


"De nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática". Karl Marx (filósofo e economista alemão).

PERFIL DO PROFESSOR VIVALDO - MATEMÁTICA

MINHA FORMAÇÃO INICIAL FOI MATEMÁTICA APLICADA À INFORMÁTICA (BACHARELADO), ONDE EU APLIQUEI-A TRABALHANDO NUMA INDÚSTRIA.
POSTERIORMENTE FIZ LICENCIATURA E  SOU PROFESSOR NA REDE ESTADUAL DESDE 1993.
ADORO UM ASSUNTO QUANDO SE TRATA DE INFORMÁTICA E DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. E POR FALAR EM INFORMAÇÃO, SOU TAMBÉM FORMADO EM COMUNICAÇÃO E PÓS GRADUADO EM COMUNICAÇÃO COM A TESE "USOS E ABUSOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA".
TENHO UM MÉTODO DE ENSINO QUE É : RESOLVER PROBLEMAS BUSCANDO DECIFRAR A LÓGICA MATEMÁTICA INERENTE A SOLUÇÃO.


A didática magna de Comenius - Fragmentos

Por que devemos estudar a didática?

I - Aos pais

Aqueles que até agora indagaram: Que devemos esperar de nossos filhos?
Buscavam preceptores, encomendavam-nos, cumulava-os  de presentes, substituia-os em vão e sem resultado algum. No entanto, se o método empregado foi pautado numa certeza quase infalível, não poderão deixar de ter, com o auxílio de Deus, resultados proveitosos.

II - Aos professores

Que quase sempre desconheciam abertamente a arte de ensinar e, por assim dizer, de cumprir com suas funções, gastavam suas forças em lutas ou modificavam o método, buscando aqui e acolá, o êxito, a custa de tempo e esforço inutilmente gastos.

III - Aos educandos

Para que possam atingir o máximo proveito no âmbito do conhecimento científico sem dificuldade, sem cansaço, sem reprimendas ou castigos, mas por prazer e distração .


IV - As escolas

Que em ratificando seu método, não somente poderão conservar seu esplendor, como aumenta-lo indefinidamente. Serão verdadeiros recreios, casa de delícias e encantamentos . E como, pela seguridade do método, de cada discípulo se poderá fazer um doutor, em gráu superior ou inferior, jamais haverão de faltar mestres idôneos, as ditas Escolas ou deixar de florescer os estudos no mais alto gráu de aproveitamento.

V - A sociedade

Pelo testemunho de Cícero, já citado, que esta de pleno acordo, segundo João Stobaeus, com o de Diogenes, o Pitagórico. Qual o fundamento de todas as soiciedades humanas? A educação das crianças e adolescentes. Jamais produzirão bons frutos as vides que nunca foram podadas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Perfil do Professor Márcio R. Biz - Matemática

Tenho 42 anos, sou formado em Ciências da Computação (Bacharel), pela UniSanta (1990) e em Teologia (Bacharel) - pela Universidade Mackenzie (2006). Fiz pós em Gestão de Negócios e Marketing (Uniderp-MS) - 1999. Atualmente estou cursando pós-graduação em ética, valores e cidadania na educação pela USP. Também curso, on-line, pela Redefor (Mat@midia) - aperfeiçoamento para professores do ensino médio em Matemática. Neste segundo semestre, leciono aulas de matemática no 3A1 (DAC) e no 1A3, 1A4 substituição. Além desta, atuo como professor eventual nesta instituição, onde tenho adquirido uma boa experiência, e encontrado no corpo docente colegas experientes, com os quais estou descobrindo novas amizades.
Por que escolhi a área de Exatas? Porque vejo nela uma aplicabilidade para toda a vida, além de gostar muito de lidar com números desde a infância. É difícil pensar no cotidiano da vida humana, desassociando-a das contas, problemas, equações e outros usos possíveis da Matemática. Por exemplo: hoje quando pensamos em computadores, temos que pensar também na matemática, uma vez que boa parte das linguagens e programas são construídos a partir destas operações. Mesmo nas práticas mais simples, como ir a padaria, ao supermercado, tomar um lanche, comprar carro, usar celulares, nos vemos diante da matemática. Portanto, por mais que digamos que esta matéria só é preciso na escola, vamos perceber que ela está presente de forma extensa em toda nossa vida.
Por isso, a matemática me fascina tanto, pois, não consigo conceber o progresso da humanidade e seu desenvolvimento sem pensar nos números e na amplitude de seu uso.
Espero poder contagiar meus alunos com este gosto, semeando neles um pouquinho desta paixão, além de levá-los à compreensão do quanto precisamos desta matéria até o final de nossos dias.
Um abraço a todos. 

                                                  "Os números governam o mundo" (Platão)


                                         Felizes aqueles que se divertem com problemas que
                                             educam a alma e elevam o espírito. (Fenelon)

Perfil da Professora Vera Maria D'Oliveira

Me formei como PEB I em 1968 no Instituto de Educação Alberto Conte em São Paulo.  Comecei lecionar em 1969 e me aposentei em 1995 na cidade de Itanhaém
Estudei na Universidade Católica de São Paulo no curso de História.   Comecei  lecionar como PEB II a matéria de História em 1995, em Itanhaém.    Em 2000 ingressei em São Paulo e me removi para a E E Armando Victório Bei no ano de 2002.
Gosto muito da minha matéria, gosto de lecioná-la, não sou muito rígida, pois penso que através da amizade é mais fácil atingir os alunos e levá-los a mudar  seus conceitos .   Gosto de ler livros e assistir filmes, abordando diferentes assuntos.    Meu filme predileto é 7 anos no Tibet. 

Perfil do

Perfil da Professora Cristiane (Leitura)

Professora Cristiane de Andrade Camargo
Formada em Letras pela UNIMONTE.
Curso de Espanhol pela Interection Teachers
Curso de Alfabetização pela Bíblia para jovens e adultos
Leciono na Escola Pública desde o segundo ano da universidade (1996).
Relato pessoal:

Creio que é só através da Leitura que os Jovens poderão ter a oportunidade de transformar o mundo em que vivem e sua própria realidade.
Durante algumas aulas costumo apresentar, aos alunos, alguns filmes que trazem lições de vida importantes ,os quais levam muitos á reflexão de suas atitudes.
Geralmente, estes filmes são baseados em histórias reais ,o que faz com que haja mas veracidade em cada experiência observada.
Tais filmes sempre terminam com indicações de livros e pesquisas em blogs e biografias sugeridas pelos próprios jovens.
Quem lê ,realmente ,tem outra Visão de Mundo.
Filmes sugeridos: Escritores da Liberdade, Mãos Talentosas,Meu Nome é Rádio,Em Nome de Deus, A Rosa Púrpura,etc...