quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A didática magna de Comenius - Fragmentos

Por que devemos estudar a didática?

I - Aos pais

Aqueles que até agora indagaram: Que devemos esperar de nossos filhos?
Buscavam preceptores, encomendavam-nos, cumulava-os  de presentes, substituia-os em vão e sem resultado algum. No entanto, se o método empregado foi pautado numa certeza quase infalível, não poderão deixar de ter, com o auxílio de Deus, resultados proveitosos.

II - Aos professores

Que quase sempre desconheciam abertamente a arte de ensinar e, por assim dizer, de cumprir com suas funções, gastavam suas forças em lutas ou modificavam o método, buscando aqui e acolá, o êxito, a custa de tempo e esforço inutilmente gastos.

III - Aos educandos

Para que possam atingir o máximo proveito no âmbito do conhecimento científico sem dificuldade, sem cansaço, sem reprimendas ou castigos, mas por prazer e distração .


IV - As escolas

Que em ratificando seu método, não somente poderão conservar seu esplendor, como aumenta-lo indefinidamente. Serão verdadeiros recreios, casa de delícias e encantamentos . E como, pela seguridade do método, de cada discípulo se poderá fazer um doutor, em gráu superior ou inferior, jamais haverão de faltar mestres idôneos, as ditas Escolas ou deixar de florescer os estudos no mais alto gráu de aproveitamento.

V - A sociedade

Pelo testemunho de Cícero, já citado, que esta de pleno acordo, segundo João Stobaeus, com o de Diogenes, o Pitagórico. Qual o fundamento de todas as soiciedades humanas? A educação das crianças e adolescentes. Jamais produzirão bons frutos as vides que nunca foram podadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário