segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Perfil do Professor Márcio R. Biz - Matemática

Tenho 42 anos, sou formado em Ciências da Computação (Bacharel), pela UniSanta (1990) e em Teologia (Bacharel) - pela Universidade Mackenzie (2006). Fiz pós em Gestão de Negócios e Marketing (Uniderp-MS) - 1999. Atualmente estou cursando pós-graduação em ética, valores e cidadania na educação pela USP. Também curso, on-line, pela Redefor (Mat@midia) - aperfeiçoamento para professores do ensino médio em Matemática. Neste segundo semestre, leciono aulas de matemática no 3A1 (DAC) e no 1A3, 1A4 substituição. Além desta, atuo como professor eventual nesta instituição, onde tenho adquirido uma boa experiência, e encontrado no corpo docente colegas experientes, com os quais estou descobrindo novas amizades.
Por que escolhi a área de Exatas? Porque vejo nela uma aplicabilidade para toda a vida, além de gostar muito de lidar com números desde a infância. É difícil pensar no cotidiano da vida humana, desassociando-a das contas, problemas, equações e outros usos possíveis da Matemática. Por exemplo: hoje quando pensamos em computadores, temos que pensar também na matemática, uma vez que boa parte das linguagens e programas são construídos a partir destas operações. Mesmo nas práticas mais simples, como ir a padaria, ao supermercado, tomar um lanche, comprar carro, usar celulares, nos vemos diante da matemática. Portanto, por mais que digamos que esta matéria só é preciso na escola, vamos perceber que ela está presente de forma extensa em toda nossa vida.
Por isso, a matemática me fascina tanto, pois, não consigo conceber o progresso da humanidade e seu desenvolvimento sem pensar nos números e na amplitude de seu uso.
Espero poder contagiar meus alunos com este gosto, semeando neles um pouquinho desta paixão, além de levá-los à compreensão do quanto precisamos desta matéria até o final de nossos dias.
Um abraço a todos. 

                                                  "Os números governam o mundo" (Platão)


                                         Felizes aqueles que se divertem com problemas que
                                             educam a alma e elevam o espírito. (Fenelon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário